Desde 2005, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), em parceria com a Controllab – empresa referência em controle da qualidade laboratorial –, mantém um benchmarking de indicadores laboratoriais. O objetivo é apoiar os gestores e profissionais que atuam em serviços de medicina laboratorial na tomada de decisões baseadas em dados, promovendo a melhoria contínua, o aumento da eficiência operacional e a segurança do paciente.

Os indicadores são constantemente aprimorados para acompanhar os avanços tecnológicos, científicos e as boas práticas de gestão em saúde. Um marco importante nesse processo foi a harmonização internacional dos indicadores, realizada de acordo com as diretrizes da International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC), o que fortaleceu o alinhamento global das práticas laboratoriais. A SBPC/ML e a Controllab ainda mantêm representantes no Grupo de Trabalho da IFCC (Laboratory Errors and Patient Safety - LEPS)  que trata desse tema.

Como funciona o benchmarking de indicadores laboratoriais?

Os dados enviados pelos laboratórios participantes são analisados estatisticamente e comparados de forma anonimizada por meio da plataforma de inteligência de dados Metricare, desenvolvida e gerenciada pela Controllab. Essa plataforma representa uma evolução da ferramenta utilizada para capturar e processar dados obtidos dos laboratórios participantes.

Esse processamento permite o monitoramento contínuo de indicadores de desempenho que, ao serem comparados com os resultados do mercado, oferecem insights objetivos para melhorar a gestão e a qualidade dos serviços laboratoriais.

Atualmente, estão disponíveis diversas métricas relevantes para a gestão, como:
  • taxas de recoleta;
  • produtividade da equipe;
  • atrasos na liberação de resultados;
  • ocorrência de laudos incorretos;
  • ticket médio;
  • desempenho em Ensaios de Proficiência, entre outros.

→ Confira a lista completa de indicadores disponíveis.

Cabe destacar que, após discussão do Grupo de Trabalho LEPS da IFCC, ocorrida em 2024 no Canadá com participação de representantes da SBPC/ML e Controllab, foi definido um grupo de poucos  “Indicadores essenciais” para possibilitar orientação e rápida adesão dos laboratórios a esses programas.

Para exemplificar o impacto do benchmarking na gestão, destacamos os resultados do indicador de recoleta. Em 2024, metade dos laboratórios reportou, em média, até 9 recoletas a cada 1.000 pacientes atendidos. Os laboratórios com melhor desempenho apresentaram até 5 recoletas, enquanto os com menor desempenho viram esse índice triplicar, chegando a 15 recoletas.



Essa variação mostra como a análise comparativa é fundamental para identificar oportunidades de melhoria nos processos laboratoriais. Com base no benchmarking, os laboratórios conseguem estabelecer metas mais precisas, revisar protocolos e promover ajustes focados na eficiência dos seus processos e na qualidade dos serviços oferecidos.

Sem parâmetros de comparação, a avaliação do desempenho interno se torna limitada, dificultando a implementação de melhorias efetivas.

O acompanhamento contínuo dos indicadores favorece uma gestão mais estratégica e orientada por dados, resultando em decisões mais assertivas, aprimoramento constante dos processos e da segurança do paciente.
Capacitação e disseminação de boas práticas 
Periodicamente, são realizadas ações de capacitação por meio de fóruns presenciais e virtuais. Esses encontros têm como objetivo apoiar os participantes na interpretação dos dados e na aplicação prática do benchmarking como ferramenta de gestão. Além disso, favorecem a troca de experiências e a disseminação de boas práticas entre os serviços laboratoriais.
No cenário internacional, a experiência brasileira com o benchmarking foi destacada durante o congresso da Association for Diagnostics & Laboratory Medicine (ADLM), realizado em 2024, em Chicago (EUA). Na ocasião, foram apresentados dados sobre os indicadores laboratoriais nacionais, contribuindo para o fortalecimento do intercâmbio técnico-científico global.

Como aderir ao benchmarking de indicadores laboratoriais?
Laboratórios interessados em participar do benchmarking podem obter mais informações no site da Metricare ou entrar em contato com os especialistas da Controllab:

controllab.com.br
metricare.com
contat@controllab.com.br
(21) 3891-9900
(21) 97901-0310 - Whatsapp

Benchmarking de Indicadores Laboratoriais

Acesse o Relatório de Indicadores Laboratoriais. Ano 2022